• pt-br
  • en
  • es

Saiba Tudo Sobre os Campeonatos de Paraquedismo do Mundo e Como Competir

0 0

Desde o 1º salto de paraquedas, há mais de 200 anos, o esporte evoluiu muito no desenvolvimento da segurança dos equipamentos, performances na queda livre e manuseio do material, além do aumento do número de praticantes. Dessa forma, começaram a surgir também os campeonatos de paraquedismo.

A primeira competição do esporte ocorreu por volta da década de 1930 e os paraquedistas disputavam para descobrir quem conseguia pousar mais próximo de um alvo. Atualmente, as provas são realizadas em todo o mundo e levam em consideração diferentes modalidades do paraquedismo.  

Confira mais informações sobre os campeonatos no Brasil e no mundo para você se inspirar e começar a treinar!

FAI: Organizadora Oficial dos Campeonatos de Paraquedismo

A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Dentre as principais funções da instituição internacional está a organização dos principais eventos do mundo que envolvem esportes aéreos. A Federação conta com a Comissão Internacional de Paraquedismo (IPC), que monta um calendário anual com os campeonatos de paraquedismo que serão realizados em diferentes partes do planeta.

A primeira competição de paraquedismo promovida pela FAI foi em 1951, na Iugoslávia. O Campeonato Mundial de Paraquedismo contou com 5 equipes europeias na disputa. Nesta época, as modalidades que faziam parte das provas eram apenas freefall, estilo e precisão. Com o passar do tempo, outras categorias também foram acrescentadas.

É possível ficar por dentro dos principais campeonatos de paraquedismo que são realizados no mundo na página da IPC.

Principais Modalidades de Paraquedismo nos Campeonatos

Estilo e Precisão

Consideradas clássicas, as modalidades estilo e precisão foram as primeiras a fazer parte de um campeonato de paraquedismo. Na categoria estilo é necessário controle e habilidade do paraquedista para realizar manobras pré-determinadas durante a queda livre. Já na modalidade precisão, o atleta precisa pousar o mais próximo possível de um alvo delimitado no chão.

Campeonato de Formação em Queda Livre

Uma das modalidades mais populares, pode ser formada por equipes de 4 ou 8 atletas que precisam formar figuras com seus corpos durante a queda livre.

A competição é composta por 10 rounds e, em cada um deles, os paraquedistas precisam formar pelo menos 6 figuras diferentes. Vence o grupo que possuir o maior número de formações corretas.

Formação de Velames

A modalidade requer a formação de figuras, mas com a utilização dos velames abertos. É dividida em 3 sub-modalidades: 4-way rotation, 4-way sequential e 2-way sequential. A primeira é formada por 4 atletas que precisam rotacionar suas posições para ganhar pontos. As duas últimas possuem 2 e 4 paraquedistas, que são pontuados a cada formação diferente completada.   

Como se Tornar um Atleta e Participar dos Campeonatos de Paraquedismo

Para participar dos campeonatos, é preciso ser um atleta profissional certificado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, a CBPq. A SkydiveFoz oferece alguns cursos de paraquedismo para quem deseja se tornar um paraquedista. Confira quais são eles:

Curso AFF

O curso AFF, ou Accelerated Free Fall, é o primeiro passo para quem sonha em se tornar um paraquedista profissional.

O curso de paraquedismo AFF é composto de aulas teóricas e práticas, onde o iniciante salta acompanhado de outros profissionais e, ao final, executa o primeiro salto de paraquedas sozinho.  

Curso BBF

O Basic Body Fly (BBF) é um curso de paraquedismo destinado a atletas que querem aperfeiçoar os conhecimentos sobre o esporte. Nessa modalidade, o paraquedista aprende manobras mais avançadas.  

Curso Free Fly

O Free Fly é um curso e uma modalidade de paraquedismo que exige um pouco mais de experiência do atleta, já que ele irá aprender a executar manobras ainda mais complexas, como voar de cabeça para baixo.

Tem vontade de se tornar um atleta profissional e competir? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Dropzone, WPC 2016, Défense de Russie, SkydiveFoz, AWE365.

Deixe um comentário

*

Navegar