• pt-br
  • en
  • es

12 Comidas Típicas da América do Sul que Você Precisa Experimentar

14 0

Sem dúvidas, uma das melhores partes de uma viagem é degustar a gastronomia local. As comidas típicas da América do Sul são muito saborosas e bem diferentes dos pratos de outras partes do mundo. A variedade é proporcional ao tamanho do continente: enorme!

Por isso, se você está em uma viagem pela América do Sul, não pode perder a oportunidade de experimentar pratos únicos, nascidos de uma rica experiência cultural com influências principalmente indígenas e europeias. Além disso, a própria proximidade e convivência de vários povos também foram responsáveis pelo surgimento de diversas iguarias.

Confira um guia com algumas comidas típicas da América do Sul que você precisa experimentar!     

1. Ceviche

Ceviche
Feito com peixe cru marinado em molho cítrico e tempero marcante, esse prato típico do Peru conquista paladares da América do Sul e de todas as partes do mundo. O nome “ceviche” possui origem quéchua e significa peixe fresco. Também há variações com frutos do mar, ingredientes frescos e regionais, que dão à iguaria um sabor inigualável.  

2. Arepa Rellena

Arepa Rellena
Comida típica da América do Sul, a arepa rellena é encontrada facilmente nas ruas da Colômbia e Venezuela. O prato consiste em uma massa feita de farinha de milho e pode ser recheado com vários ingredientes como carne, frango, feijão, banana ou ovo.

3. Pastel de Choclo

Pastel de choclo
Tradicional da culinária chilena, o pastel de choclo trata-se de uma deliciosa torta feita de milho moído e recheada com carne, frango, cebola, ovo cozido e azeitonas.

Um detalhe bem interessante: segundo uma pesquisa feita por uma revista chilena, o prato foi eleito como a comida caseira mais popular do Chile.

4. Chivito

Chivito
Essa comida típica do Uruguai é basicamente um sanduíche de “tudo”. Originalmente, o recheio principal era a carne de cabrito, porém hoje é mais comum encontrar chivito recheado com um saboroso bife bovino, presunto, queijo, bacon, alface, tomate, ovo cozido, maionese e acompanhado de batatas fritas. Ufa! Pode ir com bastante fome.

Ficou com água na boca? Você pode tentar preparar este prato em casa! Clique aqui para ver a receita e modo de preparo.

5. Sanduíche de Pernil ou Chancho

Sanduíche de pernil
Já no Equador, o sanduíche de pernil, também conhecido como chancho é uma das especialidades do país. O prato pode ser facilmente encontrado em quiosques nas ruas ou em restaurantes e é servido com vários acompanhamentos.   

6. Empanada

Empanadas
A Argentina possui algumas das comidas típicas da América do Sul mais famosas e saborosas, como o doce de leite, alfajor, bife de chorizo e a empanada –  uma espécie de “pão” recheado e em formato de meia lua, que pode ser assado ou frito.

7. Chipa

Chipas paraguaias

Acompanhamento ideal para o famoso tereré (bebida tradicional do Paraguai), a chipa é um biscoito salgado e assado, feito com amido de mandioca e queijo.

Esse prato típico da América do Sul é preparado artesanalmente e tem origem indígena.

Ficou com vontade de tentar fazer em casa? Então confira a receita no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ge1sINMDvcI

 

8. Feijoada

Feijoada

A comida típica brasileira não podia deixar de integrar essa lista. Além da combinação “arroz + feijão” que é tradicional na gastronomia do país, a feijoada também está entre os pratos mais apreciados. A iguaria possui forte influência africana e é preparada à base de feijão preto cozido com pedaços de carne suína e bovina. Para acompanhar, arroz, couve, farofa e rodelas de laranja. 

9. Majadito Boliviano – Bolívia

Majadito Boliviano

Como o próprio nome sugere, o Majadito Boliviano é um prato típico da Bolívia. É uma referência ao tempo de conquista dos espanhóis no país, sendo comparado à paella espanhola.

É feito com carne seca, arroz e urucu (páprica), servido com ovo e banana frita.

10. Patacones – Colômbia

Patacones

Um prato muito simples – mas bastante típico na Colômbia – são os Patacones: pedacinhos fritos de banana da terra. São crocantes e preparados ainda com a banana verde.

Geralmente são servidos puros ou com patês de frango, carne bovina, arroz, feijão, guacamole, vinagrete, pimenta ou o que preferir! – dificilmente o prato principal não combinará com este acompanhamento. É uma delícia!

Que tal tentar em casa? Este vídeo ensina a preparar as típicas Patacones colombianas de forma rápida e fácil, acompanhadas de carne e frango!

11. Pepperpot – Guiana Francesa

Pepperpot

Apesar de não ser considerado um país, a Guiana Francesa faz parte da América do Sul e seu prato típico com certeza merece ser citado aqui!

Para quem gosta de pratos apimentados, a costa caribenha da Guiana Francesa é o lugar certo. Por lá é possível encontrar o Pepperpot, um prato feito com uma porção de carne, fortemente aromatizada com canela e pimenta de cheiro.

Para o preparo é preciso cozinhar e aquecer a carne em óleo. Depois de salgada e frita, o sabor é incrementado com cebola e legumes, geralmente espinafre, berinjela e quiabo.

Saudável? Bastante. Apimentando? Também!

12. Caldo de Awara – Guiana

Típico prato da Guiana, o Caldo de Awara é tão tradicional que vem acompanhado de uma lenda capaz de unir uma princesa guianense ao seu amado, apesar do bloqueio inicialmente imposto pela família real.

Atualmente, o prato consiste em um grande número de ingredientes extraídos da polpa do fruto de Awara. É tradicionalmente servido aos domingos. Mas a preparação é complexa, podendo durar um dia e meio.

Mas, aparentemente, o tempo de preparo vale a pena. Existe até um provérbio que diz: “Se você provar o Caldo de Awara, nunca mais vai querer sair da Guiana”.

Qual comida típica da América do Sul você já experimentou? Conte para a gente a sua preferida? 🙂

Imagens: Mariana Kalil, Tumblr, BRchile, Wikipédia, Agora MT, Cinthya Maggi, Magazine Feminina, Fret Louis (Pixabay), BlascoPesantez (Pixabay), AlicasPepperPot, Delicious.com.au.

Deixe um comentário

*

Navegar