• pt-br

Como Montar um Roteiro de Viagem: Dicas para se Organizar e Aproveitar a Experiência ao Máximo

0 0

Viajar é uma das melhores experiências que existem, não é mesmo? Mas, para garantir que nossos dias de lazer e descanso sejam os mais perfeitos possíveis, nada melhor do que criar e organizar um roteiro de viagem e se programar em cada detalhe!

Com uma programação bem feita, é possível alinhar todos os pontos da viagem para não esquecer nada importante. Além disso, é algo que ajuda a se antecipar contra possíveis imprevistos e a economizar tempo e dinheiro.

Viajantes mais experientes afirmam que o ideal é começar a se programar com no mínimo um mês de antecedência. Assim, é possível pesquisar passeios, meios de transporte, restaurantes e outros detalhes essenciais da viagem.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como montar um roteiro de viagem perfeito! Confira:

Dica 1: Escolha seu Destino

Uma das partes mais difíceis e demoradas de planejar uma viagem é justamente o começo: afinal, para onde ir?

O Brasil, por exemplo, é um país com muita diversidade quando o assunto é viagem a lazer, mas geralmente as férias são curtas demais para conhecer vários lugares de uma só vez. Por isso, é muito importante listar as cidades e atrações que mais combinam com suas expectativas de viagem e evitar surpresas desagradáveis ao chegar no local.

Outro ponto importante é, caso sua viagem seja com mais uma pessoa, que estejam de pleno acordo sobre o destino escolhido e as atividades programadas para fazer ao local.

Afinal, nem todos temos os mesmos gostos quando o assunto é viagem, não é mesmo?

Dica 2: Confira a Época Escolhida para Viajar

Já pensou: visitar o Norte do Brasil em dezembro, imaginando que encontrará o verão como conhecemos em outras regiões do país? Pois é, o final do ano é quando começa o período de chuvas por lá – chamado inverno amazônico.

Conhecer o Rio de Janeiro em abril também não seria uma boa ideia, pois é o período de maiores chances de chuva.

Por isso, para quem quer descobrir como montar um roteiro de viagem certeiro, uma boa dica é pesquisar sobre o tempo e estar seguro sobre a melhor época do ano para viajar para determinado lugar. Esteja atento ao período escolhido para a viagem e principalmente como costuma ser o clima no dia-a-dia do destino escolhido.

>>> Leia também: América do Sul: 5 Curiosidades para Você se Apaixonar ainda mais pelo Continente

Casal vendo mapa e roteiro de viagem

Dica 3: Defina seu Orçamento

Um dos pontos mais importantes ao organizar um roteiro de viagem é o orçamento. O quanto você vai gastar deve estar totalmente alinhado com seus planos. Ignorar esse detalhe pode trazer muita frustração e até mesmo comprometer o aproveitamento da viagem.

É preciso considerar tudo antes: gastos com hospedagem, locomoção e alimentação são essenciais para uma trip tranquila e agradável.

Dica 4: Confira seus Documentos

Para viajar pelo Brasil e alguns países da América do Sul, apenas o RG é necessário, desde que o documento esteja em bom estado. Muitas companhias de ônibus, por exemplo, não aceitam documentos antigos ou com fotografias não semelhantes com os passageiros.

Dica Extra: Aplicativos Essenciais para Organizar uma Viagem

Existem vários apps para te ajudar a criar o roteiro de viagem. Questões como localização, voos e passagens são exemplos de coisas que podem ser facilmente planejadas através de aplicativos próprios para isso.

Alguns dos principais são:

  • Field Trip
  • GoDiscover
  • Google Trips
  • Triplt
  • Around Me
  • Wikiloc

E você, possui alguma outra dica de como montar um roteiro de viagem? Compartilhe com a gente!

Imagens: Pexels (Peter Jackman), Pexels (Fancycrave.com)

Deixe um comentário

*

Navegar