• pt-br
  • en
  • es

Saiba Como é Confeccionado um Paraquedas

0 0

Um item indispensável em diversos esportes radicais, extremamente importante para garantir o bem-estar das pessoas e que é capaz de reduzir incrivelmente a sua velocidade em queda livre. Já sabe do que estamos falando? Isso mesmo, do paraquedas.

Sua história começou há muito tempo atrás, por volta de 1306, onde o dispositivo se assemelhava a um guarda-chuva. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os modelos ficaram mais resistentes, modernos e seguros, com tecidos especiais e medidas específicas. Mas você sabe como o paraquedas é construído?

Pensando nisso, separamos algumas informações interessantes sobre a confecção do paraquedas. Confira!

Fabricação do Velame

O tecido para paraquedas precisa ser maleável, garantindo a dirigibilidade do mecanismo. O velame é a maior parte dele e é ele que entra em contato com o ar e nos faz perder velocidade na queda.

Essa parte é composta por fibras de nylon, material extremamente resistente. O nylon de paraquedas garante maior durabilidade ao velame, evitando que ele se desgaste ou se rompa.

Os velames possuem fendas internamente para garantir uma massa de ar moldada no formato de uma asa, proporcionando navegabilidade e dirigibilidade total. O formato da asa proporciona também a estabilidade do velame com no ar.

Confecção dos Painéis

Com o tecido para paraquedas são criados diversos painéis, exatamente com o mesmo tamanho. Os painéis são as divisões do paraquedas, que se assemelham a gomos. Eles são perfeitamente cortados em máquinas a laser. Os tecidos são sempre testados e analisados antes mesmo de começar a confecção.

A próxima etapa é costurar os painéis, um por um, para que juntos formem as células do velame. Cada modelo de paraquedas possui um número exato de células em cortes simétricos.

Linhas

O velame tem suas linhas de sustentação – que chegam até o equipamento do paraquedista – chamados de cabos de nylon. Eles são costurados, alinhados e presos a pequenos espaços para garantir a segurança e a força do paraquedas.

Avaliação da Confecção do Paraquedas

Ao final de todos os processos, o paraquedas passa por uma avaliação rigorosa e minuciosa. Caso algum defeito seja encontrado – seja no tecido para paraquedas ou nas costuras – a peça é rejeitada e retorna para a linha de produção. Quando o paraquedas é aprovado, ele recebe um número de série, além da data de sua confecção e um selo de inspeção final.

Após essa etapa, basta prender o velame com as linhas em um tirante que vai conectado ao harness (mochila) e então, ele é tecnicamente dobrado e acomodado na bolsa. Pronto! Agora ele já pode ser utilizado em um salto.

Curiosidades sobre o Paraquedas

  • O paraquedas deve ser guardado e mantido em local escuro, pois a luz pode apodrecer as fibras do tecido de nylon;
  • Alguns paraquedas possuem dupla camada de proteção nas áreas que sofrem maior esforço;
  • Como existem diversos modelos de paraquedas, os tecidos e a forma como são costurados podem variar de acordo com o objetivo de cada um deles.

Gostou de saber como é construído um paraquedas? Compartilhe com seus amigos!

Imagens: Performance Designs, SkydiveFoz, Luke Air Force Base.

Deixe um comentário

*

Navegar