• pt-br
  • en
  • es

5 Curiosidades que Você não Sabia sobre o Salto de Paraquedas

4 0

O salto de paraquedas é uma atividade repleta de aventura e com admiradores por todo o mundo. Por outro lado, também possui alguns mitos e inseguranças que podem fazer com que algumas pessoas pensem em desistir de viver essa experiência emocionante. Entretanto, o esporte é sério, confiável e os equipamentos de paraquedismo são modernos e seguros, tudo para garantir uma prática incrível e sem problemas.

Seja para amantes ou simpatizantes do esporte de aventura, conhecer um pouco mais sobre ele é uma forma de desmistificar e até mesmo encorajar as pessoas a vivenciarem essa experiência incrível. Por isso, a SkydiveFoz separou alguns fatos interessantes e curiosidades sobre o salto de paraquedas. Confira!

1. Quem Inventou o Paraquedas?

O primeiro registro do uso dos princípios de um paraquedas é de 1306, quando alguns acrobatas chineses saltavam de muralhas segurando algo semelhante a um guarda-chuva.

Mas, o primeiro estudo de fato ocorreu em meados do século XV: com base no voo dos pássaros e o intuito de estudar os princípios da aerodinâmica, o pintor, escultor, arquiteto e cientista italiano – Leonardo da Vinci – idealizou o “protetor para quedas”. O artefato consistia em um pedaço de pano com o formato de uma pirâmide, que aumentava a resistência com o ar e diminuía a velocidade da queda.

2. Quem foi o Primeiro Paraquedista do Mundo?

Apesar dos experimentos anteriores, a primeira pessoa a ser considerada paraquedista foi o francês André-Jacques Garnerin. O seu primeiro salto de paraquedas foi realizado em 22 de outubro de 1797, partindo de um balão.

No Brasil, o esporte chegou somente em 1931 com Charles Astor, que fundou o primeiro curso de paraquedismo do país.  

3. O Salto de Paraquedas Mais Alto da História!

O salto de paraquedas mais alto da história partiu de nada menos que uma altura de 39 km de distância do solo e foi realizado em outubro de 2012 pelo paraquedista Felix Baumgartner, que bateu todos os recordes possíveis do esporte.

4. Quanto Custa Saltar de Paraquedas?

O mais indicado é fazer um salto duplo antes de qualquer outra opção. Os valores variam de acordo com o pacote escolhido. Muitos acham caro fazer um salto, mas o custo envolvido não é pouco, pois o trabalho envolve o uso de aeronave e equipamentos de paraquedismo importados, além da manutenção constante para que tudo esteja dentro dos padrões de segurança.

Para quem deseja praticar o esporte, há a opção de um curso para aprender a saltar sozinho. Uma dica importante é buscar uma escola de paraquedismo que trabalhe com profissionalismo e tenha segurança como prioridade.

Para saber quanto custa saltar de paraquedas de acordo com a categoria escolhida, entre em contato com a SkydiveFoz.  

5. Quem Pode ou Não Pode Realizar um Salto de Paraquedas?

Apesar de muito abrangente, o salto de paraquedas possui algumas restrições, mas fique tranquilo que são poucas. Dá uma conferida:  

  • Idade: Menores de 16 anos não podem realizar o salto de paraquedas e até os 18 é necessária uma autorização dos pais. Não há idade máxima, ou seja, nunca é tarde para viver essa emoção!
  • Peso: O peso máximo para saltar de paraquedas é de 130 kg, já com roupas e sapatos. Porém, acima dos 95 kg é necessária uma avaliação do instrutor para poder realizar o salto.
  • Totalmente proibido: Não é permitido saltar de paraquedas se o atleta doou sangue, praticou mergulho ou ingeriu bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas. Gestantes também não podem saltar.

Curtiu as curiosidades sobre o salto de paraquedas? Deixe um comentário!

Imagens: SkydiveFoz, Hypeness.

Deixe um comentário

*

Navegar