Seja um Atleta de Paraquedismo: Conheça o Curso AFF da SkydiveFoz

1 0

A maioria das pessoas que saltam de paraquedas pela primeira vez fica com um gostinho de quero mais. Algumas escolhem repetir o salto duplo, enquanto outras já pensam em se tornar atleta de paraquedismo e começar a saltar sozinha. E é para isso que o curso AFF existe!

O curso de paraquedismo para iniciantes da SkydiveFoz é completo e contempla todas as exigências da CBPq – Confederação Brasileira de Paraquedismo. Por isso, preparamos um post exclusivo sobre o curso AFF para que você possa entender melhor e tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o Curso AFF?

A sigla do curso AFF vem do termo Accelerated Free Fall, do inglês, que significa queda livre acelerada. O treinamento para tornar-se um paraquedista na SkydiveFoz utiliza o método mais avançado do mundo e inclui uma preparação teórica – com 10 horas em sala de aula – e a parte prática, que é o salto de paraquedas propriamente dito.

O que o Aluno Aprende na Preparação Teórica?

Na parte teórica do curso AFF, o estudante aprende todas as técnicas necessárias para praticar o esporte com segurança: funcionamento do paraquedas e as suas diferentes partes; box-position, que é a posição de queda livre; o acionamento e pilotagem do equipamento; e os procedimentos a serem realizados diante de uma emergência.

Além disso, o curso de paraquedismo também conta com um equipamento suspenso para simulação dos procedimentos a serem realizados durante o salto, transmitindo mais confiança para o aluno realizar a parte prática.

E a Parte Prática?

Para tornar-se um paraquedista reconhecido e regularizado pela CBPq, é necessário realizar toda a parte teórica e totalizar 8 saltos de paraquedas pelo curso AFF. Durante o aprendizado, o estudante faz um cadastro na Confederação, sendo categorizado como AI (Aluno em Instrução). Cada salto é um nível diferente e o aprendiz precisa realizar exercícios para conseguir ter mais controle sobre o corpo durante a queda livre e avançar para o nível seguinte*.

Do primeiro ao terceiro nível, o aluno salta sozinho, mas com o acompanhamento de 2 instrutores. A partir do quarto e até o sétimo nível, apenas 1 instrutor acompanha o aprendiz e o oitavo nível é considerado o “salto de formatura”, em que o novo paraquedista já está apto a saltar sozinho.

Os saltos durante o curso AFF são realizados a uma altura de 12 mil pés – 3.600 metros de altitude. Isso equivale a, aproximadamente, 45 segundos de queda livre e 5 minutos de navegação do paraquedas. A velocidade em queda livre pode chegar a 220 km/h.

*Caso o aluno não realize corretamente o exercício requisitado, será necessário repetir o salto do curso AFF.

Ao Finalizar o Curso AFF qual Deve ser a Frequência dos Saltos de Paraquedas?

Após o primeiro salto do curso AFF, o aluno não pode ficar sem saltar por um período maior que 30 dias até a sua formatura, quando avança para a categoria “A” dentro da CBPq. Para evoluir de categoria, é preciso realizar saltos e desempenhar habilidades específicas.

Após terminar o curso AFF, o paraquedista está apto para saltar de paraquedas sozinho.

Ficou interessado? Nos dias 08, 09 e 10 de junho a SkydiveFoz realizará o Curso AFF, confira mais informações aqui!

Deixe um comentário

*

Navegar