• pt-br

Mochilão no Chile: O que Você Precisa saber para Planejar Sua Viagem

0 0

Para quem gosta de fazer viagens no estilo mochilão, a América do Sul é, sem dúvidas, uma das regiões mais fantásticas. Muitos aventureiros preferem planejar seus roteiros de viagem com passagens rápidas por vários países próximos um do outro, mas existem destinos que merecem uma estadia mais prolongada.

Entre os países de parada obrigatória, o Chile está no topo dos lugares mais interessantes para conhecer no continente. Confira as dicas para você planejar o seu mochilão no Chile!

O que Você Precisa saber sobre o Chile

É um país comprido (cerca de 180 km de largura e 4.300 m de comprimento). Por isso, a natureza da região é muito diversa, abrigando lagos, montanhas, vulcões, deserto e neve, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico de um lado, e do outro rodeado pela Cordilheira dos Andes.

As belas paisagens fazem do Chile um destino muito procurado por turistas – por ano, o número chega a até 6 milhões de visitantes.

A capital do país é Santiago, com mais de 5 milhões de habitantes, e, atualmente está entre as cidades turísticas mais famosas do mundo. Outras cidades bem conhecidas são: San Pedro de Atacama, Valparaíso, Pucón, Aricas e Viña del Mar.

Algumas regiões chilenas, como o Deserto do Atacama, apresentam altitudes bem elevadas. Pra quem não está acostumado, essa condição pode causar alguns desconfortos nos primeiros dias de viagem, como cansaço, dificuldade para respirar e náuseas.

Para evitar esse tipo de mal-estar, a dica é beber bastante água e manter uma alimentação leve.

Cultura e Gastronomia

Ao que tudo indica, os chilenos têm algo em comum com brasileiros: são conhecidos por serem acolhedores, energéticos e amigáveis. Isso é um convite a mais para programar um mochilão para o Chile já!

Já na parte da gastronomia, a culinária chilena pode ser considerada uma das mais diferentes na América do Sul. É preciso ir de cabeça aberta para experimentar coisas novas!

Algo que é bastante comum neste quesito, é que os pratos chilenos muitas vezes são típicos de cada estação: no inverno, por exemplo, alguns clássicos são Cazuela (sopa de legumes com carne), Cladillo de Congrio (caldo de peixe) e Curanto (frutos do mar).

Já no verão, você vai encontrar com facilidade Pastel de choclo (semelhante ao escondidinho brasileiro) e Porotos granados (feijão chileno).

>> Veja também: Guia Básico: O Que Levar e Como Arrumar sua Bagagem para Mochilão

O que Fazer no Chile

Deserto do Atacama

Deserto do atacama no chile

É possivelmente um dos locais mais famosos do Chile. O Deserto do Atacama, um dos mais áridos do mundo, possui paisagens formadas pelas dunas de areia, lagos, vilarejos e sítios arqueológicos.

Valle de La Luna e Valle de la Muerte

Nesse local, os visitantes vão encontrar formações feitas de sal, gesso e argila que ganham formas curiosas depois da ação dos ventos e das chuvas.

A Pedra do Coiote, no Valle de la Muerte é um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol.

Dica Extra: Salar de Uyuni – Bolívia

Nuvens sobre o salar de uyuni no chile

O Salar de Uyuni não fica no Chile, mas, você sabia que é possível acessá-lo pelo país? Você pode aproveitar o mochilão pelo Chile e dar uma esticadinha até a Bolívia, para conhecer esse cenário surreal!

Provavelmente você já viu alguma foto de alguém numa espécie de deserto branco, fingindo estar segurando uma pessoa em tamanho miniatura na palma da mão. É muito provável que esse truque de fotografia tenha sido feito no Salar de Uyuni, simplesmente o maior deserto de sal do planeta!

Dicas para Quem Vai de Mochilão para o Chile

  • Turistas dos países do Mercosul não precisam de visto para entrar no Chile. No caso dos brasileiros, é possível fazer a entrada no país somente com o RG, desde que o documento – e a foto – tenha no máximo 10 de emissão.
  • A melhor época para programar o mochilão pelo Chile é a primavera (setembro a dezembro). Durante esse período as temperaturas são bem equilibradas e chove pouco, o que contribui para o melhor aproveitamento da viagem.
  • Apesar de ser reconhecido como um dos países mais seguros da América do Sul, é importante cuidar bem dos seus bens. Quando estiver em lugares muito movimentados, fique sempre de olho na sua mochila cargueira e nos demais objetos que estiver carregando consigo.
  • Aproveite que o Chile é um país com alto índice de segurança pública e caminhe por todos os lados – essa é a melhor forma de conhecer ao máximo o destino!

Inspirado para conhecer o Chile com as nossas dicas? Veja mais dicas para fazer um mochilão pela América do Sul no blog da SkydiveFoz!

Imagens: Arquivo pessoal de Bruna Minotto, (Pixabay)

Deixe um comentário

*

Navegar