5 Dicas de Viagem para Aproveitar o Destino como um Morador Local

1 0

As melhores dicas de viagem são aquelas que fazem você aproveitar melhor a jornada e colecionar experiências diferentes. Mais do que conhecer os passeios turísticos manjados, uma boa trip requer também vivenciar e aprender mais sobre as pessoas e cultura locais. Por isso, os viajantes engajados costumam voltar para casa com lembranças mais ricas e com maior crescimento pessoal em comparação aos “turistas convencionais”.

Então, se você deseja mais do que passeios turísticos tradicionais, precisa conferir as dicas de viagem que separamos neste post:

1. Mais Tempo no Destino

Se você deseja conhecer melhor e adentrar a cultura local, vai precisar mais do que apenas 1 ou 2 dias em cada cidade. Esse tempo, em geral, é apenas suficiente para fazer os passeios turísticos.

Por isso, planeje alguns dias a mais no local para ter a oportunidade de frequentar a cidade como um morador, visitando praças, bares, restaurantes e outros pontos para conhecer pessoas e ficar mais próximo da cultura do destino.

2. Hospedagens Alternativas

Uma das melhores dicas de viagem para aproveitar melhor o destino é fugir dos tradicionais hotéis. A hospedagem alternativa, além de tornar o contato com a cultura local mais fácil também costuma ser mais econômica.

Em hostels, por exemplo, os quartos e cozinha compartilhados são ótimos para fazer amizade com outros viajantes. Além disso, esses espaços também costumam promover festas e eventos que atraem moradores locais, facilitando o contato com alguns deles.

O Couchsurfing também é uma opção interessante, já que é uma forma de hospedagem em que o visitante dorme na casa de um morador. Outra opção é alugar temporariamente uma casa ou quarto para ter a experiência mais realista de um local.  

3. Faça Programas Locais

Visite praças, feiras, festas de bairros e o que mais encontrar fora dos tradicionais passeios turísticos. Peça para pessoas locais opiniões e dicas de passeios legais na região.

Caminhar sem destino pela cidade, se for possível, também é uma alternativa para conhecer e descobrir novos lugares.

4. Experimente as Comidas Locais

Uma das melhores experiências durante uma viagem é a gastronômica. Esteja aberto para experimentar comidas e temperos diferentes sem preconceitos.

Aproveite os novos amigos locais que você fez com a ajuda das dicas de viagem anteriores e pergunte sobre os restaurantes regionais e fora do roteiro turístico. Dessa forma é possível economizar e experimentar a verdadeira culinária local.

Outra dica para quem tiver uma cozinha à disposição é visitar os supermercados e preparar a própria refeição com os ingredientes disponíveis.     

5. Vivencie ao Máximo

Raramente temos a oportunidade de visitar o mesmo destino mais de uma vez, principalmente quando se trata de uma viagem longa. Por isso, aproveite ao máximo o local, permitindo-se as mais variadas experiências possíveis.

Se o local permitir e a oportunidade surgir, porque não sair para uma corrida, fazer um piquenique, surfar, saltar de paraquedas ou até, para os mais corajosos, fazer uma tatuagem. Mesmo que pareça um detalhe, a experiência pode ser completamente nova e proporcionar lembranças inesquecíveis de uma viagem diferente do tradicional.

Gostou das dicas de viagem para aproveitar melhor o seu destino? Deixe um comentário!

Imagens: stamps-backpackers, Boralá, Condé Nast Traveller, SkydiveFoz, NoConectado.com.

Deixe um comentário

*

Navegar