• pt-br
  • en
  • es

10 Dicas Essenciais para Quem Deseja Viajar Sozinho pela Primeira Vez

0 0

Viajar sozinho é uma experiência desafiadora e libertadora, que vem conquistando cada vez mais adeptos. Mesmo assim, muita gente, mesmo adorando a ideia, ainda possui receio de embarcar em uma jornada desacompanhado, seja por questões de segurança ou achar chato não ter companhia para fazer os passeios.

Por outro lado, existem muitos motivos ótimos para abandonar o medo e viajar só. Ter liberdade de escolhas, maior chance de fazer novas amizades e ganhar autoconhecimento são algumas das razões. Então, se você quer fazer uma viagem solo e não sabe por onde começar confira algumas dicas sobre como viajar sozinho!

1. Planejamento

Planejamento vem sempre em primeiro lugar. Pesquise sobre o destino, as melhores formas de transporte e algumas opções de hospedagem. Além de facilitar a sua vida, isso ajuda a prevenir imprevistos, que são mais difíceis de resolver quando se está sozinho.

2. Documentos e Cartões

Como diz o ditado popular, “não dê sopa para o azar”. Os documentos e cartões de crédito são essenciais para se virar em outra cidade ou país, e ficar sem eles será uma baita dor de cabeça. Por isso, guarde junto com você, de preferência em uma daquelas bolsas coladas ao corpo e nunca às suas costas.

Outra dica para quem viaja sozinho é fazer uma cópia dos documentos e deixá-la armazenada na nuvem, para o caso de algum imprevisto.

3. Siga seus Instintos

Quando se está só, é prudente confiar no que a sua intuição lhe diz. Se sente uma sensação ruim ao entrar em uma ruela estranha ou ao conversar com uma pessoa diferente, desvie o caminho e evite confiar cegamente em estranhos. Não custa nada.

4. Celular e Internet

Adquira um chip com acesso à internet quando chegar em um novo país. Assim será mais fácil entrar em contato com a família e amigos, e vice-versa.

Por precaução, também é válido avisar alguém de confiança quando chegar e sair de algum lugar, além de deixar a par do seu roteiro.

5. Seguro de Viagem

A gente nunca sabe quando vai ficar doente, sofrer um acidente ou ter algum imprevisto. Por isso, contrate um bom seguro de viagem.

6. Aprender a Língua Local

Não precisa ser expert no idioma do seu destino, mas aprenda algumas palavras e frases básicas para garantir uma comunicação razoável.

7. Aplicativos e Telefones Úteis

Aplicativos de tradução, mapas e até para encontrar outros viajantes solos. Hoje em dia existem diversos aplicativos perfeitos para auxiliar cada perfil de pessoa que vai viajar sozinha.

Também é importante ter às mãos alguns telefones importantes, como emergência, polícia para turistas e da embaixada brasileira no país.

8. Bebidas Alcoólicas

Se você é fã de bebidas alcoólicas, é bom maneirar na ingestão. Afinal, você está sozinho.

Além disso, independente da bebida, é sempre importante ficar de olho no copo, principalmente em festas.

9. Cuidado ao Fazer as Malas

Uma das mais importantes dicas para viajar sozinho é levar apenas o essencial, principalmente se for fazer um mochilão.

10. Aproxime-se de Pessoas Locais

Além de fazer novas amizades, aproximar-se de pessoas locais permite conhecer melhor a sua cultura, lugares inusitados e passeios que fogem do convencional. Procure restaurantes, bares, feiras e festas locais, e converse com quem encontrar.

Outra dica para fazer amizade é utilizar hospedagens alternativas, como hostels ou couchsurfing, uma forma de ficar na casa de pessoas locais.

Gostou das dicas para viajar sozinho ou possui alguma outra indicação bacana? Deixe nos comentários!

Imagens: Pexels.

Deixe um comentário

*

Navegar