• pt-br
  • en
  • es

Dólar Turismo ou Comercial? Saiba qual Comprar na Hora de Viajar

3 0

A maioria das pessoas adora viajar, mas grande parte delas não sabe a diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial. E, se tem uma coisa que todo viajante deve estar ligado, é na cotação do dólar. Ele vai influenciar nas suas compras, passeios e hospedagens, então, é válido estar sempre por dentro do seu valor atual e assim, conseguir planejar sua viagem com calma e sem imprevistos.

Uma dúvida recorrente para quem precisa trocar dinheiro ou comprar a moeda norte-americana para viajar é saber exatamente qual a diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial. Pensando nisso, nós separamos as principais diferenças entre os dois para facilitar na sua próxima viagem. Confira!

Dólar Comercial

A taxa de conversão do câmbio comercial é definida de acordo com a demanda e a oferta da moeda no mercado. Utilizado em transações internacionais de grandes empresas, geralmente em importações e exportações de produtos, além de empréstimos externos, financiamentos internacionais e investimentos fora do país.

Dólar Turismo

Já a cotação do câmbio turismo é usada para emissões de passagens, transações de turismo no exterior e débitos em moedas estrangeiras realizados com cartão de crédito. O dólar turismo tem um valor de cotação mais alto do que o dólar comercial, pois ele inclui todos os custos envolvidos na importação do papel-moeda do país de origem, inclusive o processo de chegar até as casas de câmbio.

Compra e Venda do Dólar

Independente do dólar escolhido, turismo ou comercial, o preço para quem compra é sempre mais caro do que o preço estipulado para quem está vendendo. Por exemplo: você compra uma bala e resolve vendê-la, logo, você irá vender por um valor maior do que o gasto em sua aquisição, é o chamado spread. Resumindo, para vender dólar, procure as maiores taxas. E, para comprá-lo, procure as menores.

Dólar para Compras em Outros Países

O dólar turismo é o dólar utilizado por turistas do mundo todo, comprado por uma moeda diferente. No caso, no Brasil, ele é comprado com o real e a melhor época para comprar é quando a cotação do dólar turismo estiver em baixa.

Para os brasileiros que procuram fazer compras em outros países, uma ótima opção é o vizinho Paraguai. O país faz fronteira com o Brasil, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, e oferece diversas marcas de produtos internacionais. São centenas de lojas com eletrônicos, roupas, cosméticos, perfumes, utensílios e muito mais.

A dica para realizar compras no Paraguai é levar o dinheiro em dólar – a moeda mais utilizada pelos comerciantes em Ciudad del Este – e estar sempre atento. Procure somente lojas confiáveis e desconfie de preços muito abaixo do mercado.

Agora que você já sabe a diferença entre dólar turismo e dólar comercial, basta prestar atenção na cotação do câmbio e procurar o local com as menores taxas para trocar o seu dinheiro.

Você sabia a diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial? Conte nos comentários!

Imagens: Banco Bonsucesso, MarketWatch, Passagem Aérea, Shoptutor.

Deixe um comentário

*

Navegar