• pt-br

3 Esportes que Vão te Ensinar Muito sobre Superação

0 0

Se existe uma certeza na vida, é a de que no decorrer dela vamos ter que enfrentar muitos desafios, não é mesmo? Mas também não há nada mais gratificante do que superá-los!

Superar uma adversidade pode ser desafiador, mas faz maravilhas para a autoconfiança, ajuda a elevar a autoestima, motiva-nos a corrermos atrás dos nossos sonhos e nos ensina a amar a vida e aproveitá-la ao máximo.

Apesar de cada pessoa ter sua forma de lidar com os desafios da vida, praticar esportes que instigam a superação é um ótimo remédio contra as travas invisíveis que nos seguram.

Isso acontece, pois, muitas vezes, nos esportes de aventura como rapel, escalada, paraquedismo e rafting, ficamos cara a cara com nossos medos e aprender a encará-los e vencê-los nos ensina a enfrentar o que vier pela frente em qualquer área da vida.

Pensando nisso, aqui vão alguns desses esportes “medicinais”. Confira!

Escalada


A escalada é um esporte de superação por si só. Ela exige muita técnica, concentração e um controle imenso das emoções. Dizemos isso porque um movimento errado pode resultar em uma queda.

Na escalada, quando entramos em uma via difícil, certamente nos deparamos com várias “cruxs” (termo usado para definir movimentos difíceis que precisam ser superados para continuar subindo). Ao nos depararmos com esses obstáculos, é necessário controlar as emoções, vencer o medo de cair e analisarmos os nossos movimentos.

Além disso, é muito comum precisarmos tentar várias vezes para conseguirmos avançar. E o que é a vida senão uma via de escalada cheia de “cruxs”?

Paraquedismo


Se existe um esporte de aventura que causa um frio na barriga, ele, sem dúvida, chama-se paraquedismo.

Para aqueles que possuem um medo especial de altura, saltar de paraquedas pode, a princípio, parecer loucura, mas, muitas vezes, para superarmos medos, precisamos enfrentá-los e com isso um mundo novo se abre.

Apesar de radical, o paraquedismo é um esporte extremamente seguro, motivacional e empoderador, pois se temos coragem de saltar do avião, temos coragem de fazer qualquer coisa!

Surf


Não há dúvidas, no surf, você levará muitos, mas muitos tombos. É justamente isso que faz do surf um esporte de superação.

Aprender a cair, levantar e se equilibrar é a premissa do surf. Até conseguirmos uma boa onda, enfrentaremos várias ruins e cairemos em mais dezenas de outras, mas nada disso deve nos impedir de continuar voltando para o mar em busca da onda perfeita. Assim é a vida. Vamos cair muito, mas também voltaremos a nos levantar e a nos equilibrar na prancha.

Por fim, não podemos esquecer que coragem não é a ausência do medo, mas a convicção que não vamos deixar que aquele medo nos domine e nos impeça de evoluir.

Coragem é a decisão de fazer algo apesar do medo e uma das funções de alguns esportes de superação é nos ensinar isso durante os treinos. Eles sutilmente nos ensinam lições valiosas que devem ser levadas para vida.

Ficou animado para praticar um esporte que o desafie a se superar? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Yoga Journal, SkydiveFoz, Surf Simply, Rei

Deixe um comentário

*

Navegar