Hidrelétrica de Itaipu: Conheça a Incrível Vista do Salto de Paraquedas em Foz do Iguaçu

1 0

Além da adrenalina e a segurança que envolve um salto de paraquedas, o local da aventura é um fator decisivo para quem deseja viver essa emoção. Afinal, um belo cenário é capaz de deixar a experiência ainda mais encantadora. Quem salta com a SkydiveFoz, conta com vista para a usina hidrelétrica de Itaipu – uma paisagem marcante e impressionante.   

Quer saber mais sobre a paisagem do salto de paraquedas em Foz do Iguaçu? Então confira o post que preparamos para contar tudo sobre a usina hidrelétrica de Itaipu!

História da Hidrelétrica de Itaipu

A hidrelétrica de Itaipu é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Com uma potência de 14.000 MW produzidos por 20 turbinas, a usina é binacional e foi construída entre os anos de 1974 a 1982 no Rio Paraná, fruto de um acordo entre o Brasil e o Paraguai. O nome Itaipu tem origem indígena tupi-guarani e significa “a pedra que canta”.

A sua construção foi essencial para o desenvolvimento da região, movimentando a cidade com a chegada de cerca de 40 mil trabalhadores. Somente em Foz do Iguaçu foram levantadas milhares de moradias e um hospital para atender os novos habitantes, que saltaram de 20 mil para mais de 100 mil em cerca de 10 anos.

Após terminada a obra, em outubro de 1982, foram necessários 14 dias para encher o reservatório até a hidrelétrica de Itaipu ser finalmente inaugurada. Nesse período, também foi realizada a operação Mymba Kuera para salvar a vida de mais de 35 mil animais que habitavam as áreas que seriam alagadas.

Em 5 de maio de 1984 entra em operação a primeira unidade geradora da usina, marcando o início da produção de energia.

Curiosidades sobre a Hidrelétrica de Itaipu

  • A usina conta com 20 unidades geradoras e, cada uma possui uma potência nominal de 700 MW;
  • O Rio Paraná, onde foi construída a hidrelétrica de Itaipu, é o segundo maior da América do Sul e o sétimo mais extenso do mundo;
  • Hoje, a usina abastece ao todo 17% da energia consumida no Brasil e 76% no Paraguai;
  • O Paraguai não utiliza todos os seus 50% de energia gerada pela hidrelétrica, vendendo o excedente para o Brasil;
  • Em 2016, a Itaipu bateu o recorde mundial de produção de energia anual, gerando mais de 103 milhões de MWh;

Veja Também: 5 Curiosidades que Você não Sabia sobre o Salto de Paraquedas

  • Foram utilizados 12,7 milhões de m³ de concreto para a construção da barragem. Com esse volume, seria possível construir 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã;
  • Apenas no dia 14 de novembro de 1978, foram lançados 7.207 m³ de concreto na barragem – ou seja – o equivalente a um prédio de 10 andares por hora;
  • Com o ferro e aço utilizados na usina, seria possível construir 380 Torres Eiffel;
  • A capacidade máxima do vertedouro – que tem a função de descarregar a água não utilizada – é de 62,2 mil litros/segundo. Ou seja, 40 vezes maior que a vazão média das Cataratas do Iguaçu.

Por isso, o salto de paraquedas em Foz do Iguaçu tem um dos cenários mais incríveis do mundo! Curtiu? Então agende seu salto agora! 😉

Imagens: Mirante Hotel Foz, SkydiveFoz.

Deixe um comentário

*

Navegar