• pt-br
  • en
  • es

Melhores Paraquedistas: 6 Atletas que Fizeram História no Paraquedismo

1 0

Assim como no mundo das ciências, das artes e das letras, o esporte também tem um espaço reservado para suas lendas, como os melhores paraquedistas do mundo. Eles fizeram história em saltos inesquecíveis, tornando a modalidade muito mais conhecida e facilitando o acesso ao universo dos esportes radicais.

Pensando nisso, resolvemos listar alguns dos principais paraquedistas que deixaram sua marca na história do esporte. Confira!

Albert Berry

Conhecido como a primeira pessoa a saltar de paraquedas de um avião, Albert Berry não poderia ficar de fora da lista dos principais paraquedistas. Berry ficou famoso em 1912 ao saltar de uma altura de 457 metros.

Apesar de todos os imprevistos durante a queda, como a demora para abrir o paraquedas, os solavancos sentidos no percurso e o impacto com o chão, Berry voltou a realizar o salto.

Sabiá

Um dos melhores paraquedistas nacionais, Luiz Henrique Tapajós — mais conhecido como Sabiá — já realizou mais de 10 mil saltos em cerca de 40 países diferentes. O atleta pratica paraquedismo há mais de 30 anos e vem acumulando experiência em aventuras pra lá de corajosas.

Em fevereiro, Sabiá e mais 2 atletas quebraram o recorde latino-americano de maior número de saltos em um mesmo dia. Os 3 realizaram 105 saltos em quase 12 horas de atividade.

Joseph Kittinger Jr.

Antigo piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, Kittinger merece um espaço na lista dos principais paraquedistas por ter realizado um salto histórico na década de 60. O americano participou de um estudo onde precisou saltar a mais de 31 mil metros de altura, entrando para a história do paraquedismo.

Apesar da tecnologia da época e de algumas dificuldades durante o salto, Kittinger chegou em segurança ao solo.

Georgia Ann Thompson Broadwick

Georgia Broadwick – mais conhecida como Tiny Broadwick, devido a seu pequeno tamanho – tem seu papel de destaque em nossa lista dos principais atletas do paraquedismo. A norte-americana foi a primeira pessoa a saltar de paraquedas em queda livre.

Na década de 1910, Tiny Broadwick foi convidada a participar de exercícios de demonstração de saltos de paraquedas para pilotos do exército americano. Sua paixão pelo esporte começou ao assistir um desfile onde saltavam de um balão de ar quente.

Luigi Cani

Mais um brasileiro para a nossa lista dos melhores paraquedistas, Luigi Cani conquistou um importante espaço no esporte radical. O atleta já saltou de um carro em queda livre, passou pertinho do Cristo Redentor e chegou a saltar de um protótipo do paraquedas criado por Leonardo da Vinci.

Felix Baumgartner

Um dos atletas do paraquedismo mais famoso da atualidade, Felix Baumgartner realizou um feito histórico em 2012, ao saltar da estratosfera. O austríaco superou a velocidade do som, chegando a atingir mais de 340 metros por segundo, em uma queda livre de pouco mais de 39 mil metros de altura.

Baumgartner entrou para o livro dos recordes com um dos saltos mais ousados da história do paraquedismo mundial.

Gostou de saber mais sobre os principais paraquedistas? Deixe um comentário!

Imagens: Correio de Gravataí, efemérides do éfemello, Mapio.net, arstechnica.com, Wikipedia, Jornal NH, YouTube.

Deixe um comentário

*

Navegar