5 Dicas de Viagem que Você Precisa Saber Antes de Fazer um Mochilão Pela América do Sul

1 0

Fazer um mochilão pela América do Sul está entre os planos de pessoas de diferentes partes do mundo. Essa é uma alternativa econômica se comparada a uma viagem do mesmo estilo pela Europa, por exemplo, já que os preços praticados nesses países costumam ser menores, o que é ótimo para os mochileiros, que costumam ter um orçamento reduzido para gastar durante a trip.

Mas, os custos mais baixos não tornam a viagem pela América do Sul menos interessante. Pelo contrário, são 12 países diferentes e repletos de atrações como belezas naturais, arquiteturas históricas, montanhas, desertos, vulcões e muito mais para conhecer e apreciar.

Por isso, separamos 5 dicas de viagem úteis para quem está planejando um mochilão pela América do Sul. Confira!

1. Passagens

Uma das dicas de viagem essenciais e mais manjadas para economizar é se planejar e ficar de olho nas passagens aéreas, em busca de promoções e preços mais atraentes.

Outra forma de otimizar o tempo e o dinheiro durante o mochilão pela América do Sul é se programar com o roteiro da viagem. Dessa forma, você pode comprar uma passagem de múltiplos destinos. Por exemplo, São Paulo – Buenos Aires para a ida e Lima – São Paulo para a volta. Assim, não é preciso retornar para a cidade de partida ao terminar a viagem.

Durante a viagem, a dica é comprar passagens de ônibus para se locomover de uma cidade para a outra. Se o orçamento está apertado, os trajetos noturnos são uma forma de economizar com hospedagem.

2. Hospede-se em Hostels

Quartos compartilhados e um ambiente amigável e cheio de viajantes são uma opção para economizar e também interagir mais com outras pessoas, fazer amizades e até trocar dicas espertas sobre a viagem.

Outra vantagem dos hostels para quem deseja gastar menos é a cozinha compartilhada. Assim é possível economizar preparando as próprias refeições e evitando restaurantes caros.

3. Pesquise sobre os Valores Médios de Cada País

Faça uma pesquisa sobre os valores médios de hospedagens, restaurantes e passeios que deseja realizar em cada país do seu mochilão pela América do Sul. Dessa forma é possível se programar melhor com a grana e evitar apertos ou imprevistos durante a viagem.

Uma dica é o site Numbeo, que ajuda a ter uma ideia de cada gasto em diferentes países.

4. Atenção na Mochila

Um erro muito comum entre mochileiros de primeira viagem é levar mais que o necessário na bagagem. Em uma viagem desse estilo, o viajante passará bastante tempo com a mochila nas costas. Por isso, selecione apenas o que é essencial.

Entre as dicas de viagem para economizar peso e espaço na mochila é levar peças de roupas coringas, de acordo com o clima, e colocar os produtos de higiene em frascos menores.  

5. Documentação e Vacinas

Fique atento aos países que exigem vistos para a sua nacionalidade e providencie com antecedência. Alguns lugares também exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação em dia. Na América do Sul, a Bolívia e o Equador fazem essa exigência. Porém, verifique as recomendações de cada país presente em seu roteiro.

Já o seguro de viagem não é uma exigência de todos os países, mas pode ser uma mão na roda caso tenha problemas de saúde ou acidentes durante o mochilão pela América do Sul.

Você já fez um mochilão pela América do Sul e tem mais alguma dica? Escreva nos comentários!

Imagens: Folha Vitória, Play Hostel, MochilandoDesassossegada, Seu Mochilão

Deixe um comentário

*

Navegar