Guia Básico Mochilão: O que Levar e Como Arrumar a Mochila

2 0

Saber o que levar no mochilão é uma dúvida muito comum entre os mochileiros de primeira viagem. Afinal, fazer uma trip de mochila é bem diferente de utilizar uma mala comum, começando pelo espaço disponível, que costuma ser bem menor. Além disso, o peso também conta muito, pois a bagagem será carregada o tempo todo nas costas.

Por isso, é essencial entrar no clima e espírito deste tipo de viagem, que é sinônimo de desapego e aventura. Pensando nisso, separamos dicas essenciais sobre como arrumar e o que levar no mochilão. Confira!

Destino e Estilo de Viagem


A partir da escolha do destino, verifique a época do ano e o clima correspondente. Se o local for quente, não será necessário mais peso e espaço na mochila para viagem com casacos pesados. Leve apenas um casaquinho leve para o caso de uma frente fria inesperada.

Para um estilo de viagem mais aventureiro, que envolva trilhas e lugares rústicos, é essencial levar uma barraca, saco de dormir, isolante térmico e itens para acampamento. Já para um passeio urbano, em que a hospedagem seja sempre em hotéis ou hostels, pode deixar esses objetos fora do mochilão.

Roupas e Sapatos Estratégicos


Desapego é a palavra de ordem. Com o pouco espaço disponível, economize na quantidade de roupas, levando menos peças e lavando-as pelo caminho. Aposte em itens coringas e de fácil combinação, para usar em diferentes momentos e climas.

Para os lugares frios, é indispensável ter uma segunda pele, casaco de fleece (quentinho e ocupa pouco espaço), anorak (impermeável) e boas meias.

Os calçados essenciais são: um chinelo e uma bota de trekking ou tênis confortável.

Itens que Não Podem Faltar no Mochilão


O primeiro item do check list de viagem deve ser os documentos, sendo uma das dicas básicas para quem quer fazer um mochilão.

Marque também os itens de higiene pessoal e uma toalha – prefira aquelas de secagem rápida, que ocupam menos espaço e são bem práticas. Além disso, cadeados são importantes para manter a bagagem segura em quartos compartilhados, por exemplo.

A lanterna é outro item simples, mas que pode facilitar muito em algumas situações e deve estar presente na sua mochila de viagem.  

Itens Úteis


Mesmo não sendo essenciais, esses itens podem ser de grande ajuda em caso de imprevistos:

  • Remédios básicos (para dores, cólicas, alergias, azia, inflamações, etc)
  • Mochila extra/de ataque (para não precisar carregar o mochilão em todos os passeios da trip)
  • Cortador de unha
  • Adaptador de tomada
  • Lenços umedecidos
  • Canivetes

*Dica extra: use uma doleira para carregar documentos e dinheiro de forma separada e mais segura. 

Como Arrumar Tudo no Mochilão


Faça todo o possível para economizar espaço e peso na mochila de viagem. Uma dica é comprar frascos menores (até 100 ml) para colocar líquidos como xampu e condicionador.  

Outra dica é separar os itens em sacos impermeáveis separados, facilitando a organização e evitando molhar as roupas em caso de imprevistos com o tempo.

Para uma boa distribuição do peso e facilitar acesso durante a viagem, coloque os itens mais pesados (barraca, casacos, roupas em geral, saco de dormir) na base e corpo da mochila. Na parte superior ou tampa, leve os objetos que precisam ser acessados com maior frequência.

Possui alguma outra dica para facilitar a vida de quem vai fazer um mochilão? Deixe nos comentários!

Imagens: Love the Backcountry, Lucid Practice, Tortuga Backpacks, Authorized Boots, Trail Recipes, Papo de Homem

Deixe um comentário

*

Navegar