• pt-br
  • en
  • es

6 Parques Nacionais da América do Sul que Você Precisa Conhecer

3 0

Quem faz uma viagem pela América do Sul encontra inúmeros lugares incríveis e com belezas naturais exuberantes – isso porque os países dessa parte do continente possuem reservas ambientais lindas e vários locais ricos em fauna e flora.

Praias paradisíacas, geleiras imensas, ruínas e vulcões impressionantes são algumas das atrações presentes nos parques dessa região. Pensando nessa diversidade gigante a ser explorada, separamos algumas dicas dos melhores e mais surpreendentes Parques Nacionais para visitar em uma viagem pela América do Sul! Confira!

1. Parque Nacional do Iguaçu  

Brasil/Argentina

Situado na divisa entre o Brasil e a Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu abriga as exuberantes Cataratas do Iguaçu, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza. São mais de 270 quedas d’água com uma vazão normal de 1,5 mil litros de água por segundo.

O local também proporciona trilhas e atividades de aventura, como um passeio de bote que chega bem próximo das cachoeiras. Com a flora preservada e diversas espécies de animais, o Parque Nacional do Iguaçu é um do mais visitados do mundo.   

2. Parque Nacional Torres del Paine

Chile

Parque Nacional Torres del Paine

Localizado na Patagônia Chilena, o Parque Nacional Torres del Paine consiste em um impressionante massa de montanhas cobertas por geleiras que, quando derretidas, formam bonitos lagos com tonalidades azul, verde e cinza.

É um dos mais famosos destinos para praticantes de trekking e as torres de granito atraem escaladores de todo o mundo. Outro destaque é a preservação de diversas espécies da fauna e flora da floresta andina, que deixam o parque ainda mais encantador.  

3. Parque Nacional Galápagos

Equador

Parque Nacional Galápagos

Considerado o arquipélago vulcânico mais bem conservado do mundo, o Parque Nacional de Galápagos encanta por sua beleza geológica e, principalmente, pela diversidade da fauna presente na região.

É considerado um laboratório vivo para estudantes das espécies de animais e foi crucial para que Darwin chegasse a sua conclusão sobre a Teoria da Evolução. A região também é rica em diferentes tipos de plantas.  

>> Veja Também: 5 Melhores Destinos de Aventura da América do Sul.

4. Parque Nacional Lençóis Maranhenses

Brasil

Parque Nacional Lençóis Maranhenses

O maior campo de dunas do Brasil é o destino perfeito para quem gosta de aventura e natureza. Entre os melhores passeios dentro do Parque Nacional está se refrescar nas lagoas cristalinas em meio ao “deserto” e assistir um incrível pôr do sol.

O passeio pode ser feito com um carro 4×4, mas para os aventureiros, também é possível atravessar as lindas dunas a pé, pernoitar em meio ao vasto campo de areia e interagir com as comunidades tradicionais.

O parque também compreende o cerrado brasileiro, com vegetações frágeis e atrativas, como a restinga e o manguezal.

5. Parque Nacional Tayrona

Colômbia

Parque Nacional Tayrona

Banhado pelo mar do caribe, o Parque Nacional Tayrona é composto por uma vegetação muito preservada, além de areias claras, rochas e lindas praias. Ao fundo, o cenário é nada menos que a maior cadeia montanhosa costeira do mundo – a Serra Nevada de Santa Marta.

Apesar da beleza impressionante, em muitas praias da região é proibido entrar na água devido à forte correnteza. Entretanto, o local é um ótimo destino para trekking em meio à flora e fauna exuberantes do parque.

6. Parque Nacional Cotopaxi  

Equador

Parque Nacional Cotopaxi

O Parque Nacional Cotopaxi abriga mais de 80 vulcões, incluindo o Cotopaxi que, além de dar nome ao local, também é considerado o mais alto vulcão ativo do mundo. As cadeias montanhosas dispostas na chamada “Avenida dos Vulcões” formam um cenário de tirar o fôlego.

Para os amantes de turismo de aventura, o parque possui locais incríveis para a prática de trekking, mountain bike e escalada.

Você já conhece algum desses Parques Nacionais da América do Sul? Conte para gente!

Imagens: Foz do Iguaçu Destino do Mundo, Gray Line, Zarpo, Meta Viagem, Carpe Mundi, Casal Nômade.

Deixe um comentário

*

Navegar