Viagem Pela América do Sul: 5 Dicas de Planejamento Essenciais

5 0

Fazer uma viagem pela América do Sul é uma aventura que atrai pessoas de todos os cantos do mundo. São 13 países ricos na diversificação de culturas, climas, atividades e muito mais. Portanto, percorrer este vasto continente pode proporcionar momentos e experiências incríveis, e ainda, com a vantagem dos custos reduzidos, se comparado a países da Europa e América do Norte, por exemplo.

Entretanto, é necessário organização para poder aproveitar ao máximo a jornada. Por isso, preparamos um guia sobre como planejar uma viagem pela América do Sul. Confira!

1. Tenha um Foco

Não adianta tentar conhecer tudo de uma só vez, principalmente se você não possui muitos dias. São quase 18 mil km² de muitos atrativos, lugares e culturas para explorar.  

Por isso, defina um objetivo para a sua viagem pela América do Sul de acordo com o tempo que há disponível. Uma dica é escolher apenas um país e explorar ao máximo os atrativos do local.

Outra ideia interessante é definir um tema e incluir no roteiro os lugares que estão dentro dele, por exemplo: conhecer as cidades históricas com ruínas de povos antigos ou visitar os melhores destinos da América do Sul para amantes de aventura.  

2. Defina a Época do Ano

A América do Sul é um continente extenso e que abriga países com as mais variadas temperaturas.

Observe o clima de acordo com as atividades que pretende realizar. Se você deseja praticar ski e outros esportes na neve, procure as cidades mais ao sul do continente na época mais fria do ano. Mas, se deseja realizar trilhas, tenha certeza de que não está indo em um período inapropriado – como na temporada de chuvas.

3. Escolha o Meio de Transporte

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de planejar uma viagem pela América do Sul é a forma de locomoção.

Por isso, pesquise sobre os meios de transporte disponíveis no destino escolhido, bem como a locomoção entre as cidades, evitando imprevistos com tempo e dores de cabeça durante a viagem.  

4. Conheça os Idiomas dos Países da América do Sul

Para os brasileiros, parece mais fácil se comunicar pelos países da América do Sul, já que o espanhol – língua falada pela maior parte das nações – é parecida com o português. É comum utilizarmos uma mistura desses idiomas para resolver a comunicação entre os povos.

Entretanto, algumas palavras, mesmo similares na pronúncia, possuem significados bem diferentes. Além disso, o morador do país que você está visitando não necessariamente entende outra língua. Então, antes de fazer as malas, dê uma olhada no vocabulário mais comum e necessário para o dia a dia, evitando constrangimentos e desentendimentos.

5. Fique Atento a Documentação e Vacinação

Graças ao Mercosul, os turistas brasileiros não precisam de passaporte para visitar alguns países da América do Sul – mas é necessário possuir o documento de identidade emitido há menos de 10 anos.

Alguns países, como a Bolívia e o Equador, também exigem a carteira de vacinação atualizada – principalmente com a imunização contra a febre amarela. Mas, para evitar problemas, verifique a documentação exigida pelo país antes de viajar – essa orientação é válida para turistas de todos os países.

Nossas dicas sobre como planejar uma viagem pela América do Sul foram úteis para você? Comente!

Imagens: Peruhub, Spice up the Road, Dark Roasted Blend, Merrill Images, Boutique South America, Decolar.

Deixe um comentário

*

Navegar