• pt-br

Show no Ar: Conheça a Incrível Manobra do Salto que Não Abre o Paraquedas

1 0

Você já pensou em saltar de um avião sem abrir o paraquedas? Parece loucura?

Pois, aqui na SkydiveFoz, esse feito já foi concluído, e com sucesso!

O paranaense Thiago Peretti foi o segundo corajoso a executar uma manobra que consiste em sair de um avião em movimento e retornar para ele no mesmo salto, sem abrir o paraquedas.

O feito do brasileiro foi executado em 2015. Antes dele, apenas 1 pessoa foi capaz de desempenhar a façanha com sucesso.

Ficou curioso? Então, continue lendo o post para saber mais sobre essa história de saltar sem abrir o paraquedas!

Patrick de Gayardon: o Pioneiro do Salto sem Abrir o Paraquedas

O francês Patrick de Gayardon é considerado uma lenda. Ele foi um dos atletas mais importantes para o paraquedismo mundial, responsável por realizar feitos inéditos.

Nascido em janeiro de 1960, o atleta é considerado um cientista do paraquedismo, devido às invenções e inovações que trazia para o esporte.

Um exemplo disso é o skysurf, uma modalidade do salto de paraquedas que consiste em realizar manobras no ar, em cima de uma prancha.

Patrick de Gayardon também foi um dos pioneiros no uso da wingsuit — o macacão com asas — no salto de paraquedas, feito para diminuir a velocidade em queda livre e aumentar a mobilidade horizontal durante o voo.

Além disso, ele aperfeiçoou o modelo, com base na análise dos voos e na musculatura dos pássaros, criando uma versão melhorada e que permitia ficar ainda mais tempo sem abrir o paraquedas.

Outro recorde quebrado por Patrick foi o de saltar sem oxigênio de uma altura de mais de 12 mil metros.

Em 1997, ele também foi a primeira pessoa do mundo a saltar e voltar para dentro do avião sem o auxílio do paraquedas.

No ano seguinte, uma de suas invenções foi também responsável por provocar a morte do atleta em um acidente, enquanto testava uma modificação que havia feito.

Thiago Peretti: Segunda Pessoa a Realizar o Salto sem Abrir o Paraquedas

Quase duas décadas após o feito de Patrick Gayardon, foi a vez do brasileiro Thiago Peretti tentar a ousada façanha de saltar sem acionar o paraquedas e voltar para dentro do avião.

Além de muito difícil, a manobra é extremamente perigosa!

Para que fosse realizada com sucesso, foram necessários 15 dias de treinamento e, pelo menos, 70 saltos. E, mesmo pensando na segurança, o curitibano fraturou a costela em uma das tentativas. Mas, nada o fez desistir!

A cidade escolhida para a aventura foi Foz do Iguaçu, com a incrível vista para a Hidrelétrica de Itaipu.

Para o feito histórico, foi utilizado o avião Pilatus Porter PC-6, de fabricação suíça. O único modelo no mundo capaz de realizar esse tipo de voo, que proporciona ao paraquedista a reentrada no avião. Por isso, não foi feita nenhuma alteração na aeronave!

Então, Thiago saltou aos 12 mil pés de altura, o equivalente a 4 mil metros, vestindo uma wingsuit. O atleta ficou em queda livre por cerca de 30 segundos, atingindo uma velocidade de 200 km por hora.

Incrível, né!? Olha só o vídeo do Thiago Peretti realizando essa façanha:

A manobra é tão rara na história do paraquedismo, que ainda não possui nome.

É preciso muito treinamento, experiência e coragem para realizá-la!

Curtiu a adrenalina desse salto? Comente e compartilhe com seus amigos!

Imagens: YouTube, Ultrafeel TV, Skydive Mag, Clickfoz.

Deixe um comentário

*

Navegar